CEI
BM&FBOVESPA

1. O que é o Canal Eletrônico do Investidor (CEI)?

O Canal Eletrônico do Investidor (CEI) é o portal que possibilita ao investidor a consulta consolidada de informações sobre os seus investimentos.

2. Quais informações podem ser acessadas no CEI?

O investidor pode consultar, conforme o caso, a posição e as movimentações relativas aos seus investimentos feitos em:

  • Ações
  • Tesouro Direto
  • Ativos Financeiros
  • Valores Mobiliários
  • Derivativos
  • Empréstimo de Ativos

Além disso, poderá consultar as informações de Proventos e Garantias relacionadas a esses produtos.

3. O que é o segmento BM&FBOVESPA?

É o segmento da B3 que consolida informações relativas aos investimentos feitos em:

  • Carteira de ativos: Tesouro Direto, Fundos Imobiliários, entre outros.
  • Derivativos: Termo, Swap e Opção.
  • Empréstimo de ativos.

Além disso, também apresenta os Proventos pagos para cada uma dessas aplicações.

4. O que é o segmento Cetip UTVM?

É o segmento da B3 que consolida informações relativas aos investimentos feitos em:

  • Ativos Financeiros: CDB, LCI, LCA, LC, LF, entre outros.
  • Valores Mobiliários: Debêntures, CRIs, CRAs, entre outros.
  • Derivativos: Termo, Swap e Opção.

5. O que é o Certifica?

O Certifica é uma certificação que comprova o registro na B3 da aplicação financeira feita pelo investidor por meio da identificação do seu CPF/CNPJ. Este selo propicia aos clientes das instituições financeiras credenciadas - como bancos, corretoras e financeiras - a segurança e transparência do investimento feito ao dar acesso a um extrato online. Conheça mais sobre o produto, os ativos contemplados e as instituições credenciadas em: http://www.b3.com.br/pt_br/b3/qualificacao-e-governanca/certificacoes/certifica.

6. Possuo contas em várias instituições, como consulto estas informações?

No CEI as informações estão disponíveis em um único login por CPF/CNPJ. Portanto, quando você acessar o CEI, as informações de todas as suas contas ativas (ainda que sejam de diferentes instituições) estarão listadas em cada menu de Investimentos, inclusive aqueles referentes apenas ao Segmento Cetip UTVM.

7. É preciso fazer um cadastro para usar o CEI?

O investidor não precisa fazer um cadastro específico para acessar o CEI. No momento em que a instituição registra o seu investimento na B3, automaticamente a senha de acesso ao CEI é enviada para o e-mail cadastrado na instituição ou, caso não tenha o e-mail CEI cadastrado, pelos Correios (também para seu endereço de cadastro).

8. Esqueci a minha senha de acesso ao CEI ou minha senha foi bloqueada. O que faço?

Na área de login da página inicial do CEI (https://cei.b3.com.br), clique em "Esqueci minha senha". Ao clicar nessa opção, você será direcionado para a página “Recuperação de Senha” e deverá preencher as informações necessárias nos campos seguintes:


  • CPF/CNPJ: Digitar o número do CPF ou do CNPJ;

  • Data de Nascimento: Digitar a data de nascimento (PF) ou a data de fundação (PJ);

  • Captcha: Incluir o código conforme contido na imagem;

  • Continuar – Clicar nesse botão para o sistema identificar o meio de envio da senha.

  • Selecionar a forma de envio - E-mail ou Correio;

  • Enviar senha – Clicar nesse botão para confirmar o envio da senha.

Importante! O sistema permite o envio de apenas uma nova senha por dia e, a cada solicitação de senha, a anterior é anulada.

9. Nunca acessei o CEI e não sei qual senha informar, o que devo fazer?

Antes de tudo, certifique se você não recebeu um e-mail de boas-vindas ao CEI.

Em caso negativo, se você nunca acessou o CEI, mas acessava o portal Meus Investimentos, que foi descontinuado, basta informar a senha desse portal e seguir as orientações do site para cadastrar uma nova senha definitiva.

Em outros cenários, selecione "Esqueci minha senha" na página inicial do CEI e siga o passo a passo.

10. Quando recebi minha nova senha do CEI e tentei alterá-la no meu primeiro acesso, apareceu a mensagem “Senha inválida”.

Você deve se atentar sobre as regras da senha, que diferenciam maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais e atentar-se à data de emissão ou do pedido desta nova senha tendo certeza que esta é a última senha solicitada.

11. O CEI não aceita uma combinação de senha, o que fazer?

A senha cadastrada deve seguir as seguintes regras:

  • Tamanho mínimo de 8 e máximo de 16 caracteres;
  • Deve ser diferente das 6 últimas senhas já utilizadas;
  • Deve conter, pelo menos: um número, um caractere alfabético e um caractere especial;
  • Os caracteres especiais aceitos são somente: !@#$%/*-+? ;
  • Após 3 tentativas inválidas a senha será bloqueada.

A cada 180 dias, você deverá alterar sua senha de acesso ao CEI por uma nova. A troca é necessária por medida de segurança e sempre que solicitar nova senha ou sua senha for bloqueada.

12. Minha senha de acesso está expirada, o que devo fazer?

Por medida de segurança, a cada 180 dias é preciso trocar sua senha de acesso ao CEI, pois ela expira. Quando sua senha expirar, você receberá uma mensagem na tela do sistema e o mesmo lhe redirecionará para a página de troca de senha.

13. Como é enviada a nova senha de acesso gerada na página “Recuperação de Senha”?

Caso você possua e-mail cadastrado no CEI e escolha a opção “E-mail”, a senha será enviada a seu endereço eletrônico. Se você não possuir e-mail a opção “Correios” será automaticamente selecionada, e a senha será enviada para o endereço mais atual cadastrado pela instituição com a qual mantém relacionamento.

14. Os extratos dos segmentos BM&FBOVESPA e Cetip UTVM serão consolidados?

Por enquanto, não.

Os extratos dos segmentos são diferentes entre si devido à natureza dos produtos exibidos em cada um deles. Além disso, a periodicidade de atualização, o histórico de consulta e a forma de disponibilização tem comportamentos distintos, o que justifica a geração individual de extrato para cada segmento da B3.

15. Qual a periodicidade e histórico de consulta dos extratos dos segmentos BM&FBOVESPA e Cetip UTVM?

No caso do Segmento BM&FBOVESPA o extrato é gerado mensalmente e a consulta histórica está disponível para os 18 últimos meses. Já para o segmento Cetip UTVM o extrato é gerado diariamente desde janeiro/2016.

16. Existe um histórico de consulta das posições em custódia no CEI?

Para o segmento BM&FBOVESPA existem outras consultas no CEI fora o extrato para este segmento, o período de consulta é demonstrado em tela, dentro de cada consulta. Para o segmento Cetip UTVM as informações estão disponibilizadas desde janeiro/2016.

17. Por que não recebo extrato do segmento Cetip UTVM?

O extrato do segmento Cetip UTVM é disponibilizado de forma online no CEI, ou seja, o investidor pode acompanhar seus investimentos por meio da consulta em tela ou download de PDF/Excel 24h por dia, 7 dias por semana. Portanto, não são enviadas vias físicas ou por e-mail para o investidor.

18. Gostaria de receber extratos do segmento BM&FBOVESPA por e-mail. O que devo fazer?

Ao acessar o CEI, no menu superior “Extratos e Informativos”, escolha o item “Configurar envio de Extratos” e a instituição para a qual deseja modificar a opção de recebimento. Após a escolha da instituição, uma tela de opções aparecerá. Nessa tela, desabilite a opção "Correios" e clique no item “E-mail”. Haverá envio de extrato físico ou por e-mail apenas para o segmento BM&FBOVESPA, uma vez que o extrato Cetip UTVM é disponibilizado apenas online dentro do CEI. Caso o seu e-mail não esteja cadastrado deverá entrar em contato com a instituição que possui conta e solicita a inclusão do "E-mail CEI" em seu cadastro na B3.

19. Se eu tiver com posição acionária zerada receberei o extrato por e-mail?

O extrato pode conter mais do que a posição acionária, portanto, em alguns casos, o recebimento pode acontecer. O extrato é gerado no final de cada mês para os investidores que tenham realizado alguma movimentação ou recebido proventos ao longo do mês.

20. Se eu optar pelo recebimento por e-mail, poderei cancelar o envio dos informativos impressos?

Sim. No menu superior do CEI “Extratos e Informativos”, escolha o item “Configurar Envio de Extratos” e a instituição para a qual deseja modificar a opção de recebimento. Após a escolha da instituição, uma tela de opções aparecerá. Nessa tela, desabilite a opção "Correios", para o segmento BM&FBOVESPA.

21. Se eu tiver contas em várias instituições, preciso cancelar o envio dos informativos impressos para cada uma delas?

Sim. Como as informações são apresentadas por instituição, é necessário realizar esse processo na página “Configurar Envio de Extratos” para cada uma das instituições em que você possuir conta.

22. Por que o CEI envia carta informando sobre a alteração de e-mail?

Por medida de segurança, sempre que o investidor alterar o e-mail para o envio dos informativos, ele será comunicado por uma carta impressa e/ou por e-mail (caso haja algum e-mail cadastrado no CEI). Esta ação não se aplica ao segmento Cetip UTVM.

23. Não estou recebendo os e-mails com extrato do segmento BM&FBOVESPA. O que devo fazer?

Se você possuir e-mail cadastrado no CEI, verifique se ele está cadastrado corretamente. Verifique também se a sua caixa postal não está lotada ou se o provedor não está barrando seu recebimento. Por ser enviado automaticamente pelo CEI, o e-mail pode ser considerado um spam e bloqueado.

Para garantir o recebimento de informativos do CEI, entre em contato com o seu provedor e solicite a liberação do domínio (cei@b3.com.br) para a sua caixa de entrada de e-mails. Esta ação não se aplica ao segmento Cetip UTVM.

24. Como faço para acessar os meus extratos e avisos pelo CEI?

Ao acessar o CEI com seu CPF/CNPJ e sua senha de acesso, você poderá visualizar a opção “Extratos e Informativos” no menu superior da página inicial. Ao passar o mouse nessa opção, serão exibidos todos os tipos de extratos e avisos disponíveis para consulta. Atualmente o investidor poderá ter acesso a até três tipos de extratos, de acordo com a posição que mantém em cada segmento (BM&F, BM&FBOVESPA e Cetip).

25. O envio pelo correio da versão impressa do extrato de posição do segmento BM&FBOVESPA é cobrado?

Sim. O envio pelo correio da versão impressa do extrato de posição é tarifado, porém a B3 tarifa a corretora e não o investidor. Caso tenha sido tarifado pela versão impressa do extrato, e para saber o valor da cobrança o investidor deve entrar em contato com a corretora/banco pela qual opera.

26. O CEI possui alguma API para integração?

O CEI é um canal de uso exclusivo do Investidor, que detém informações sigilosas a respeito de suas posições e movimentações. Por este motivo, atualmente, não possui nenhuma comunicação com serviços de consumo ou interação com API’s.

27. Mais dúvidas?

Você pode contatar o Atendimento ao Investidor da B3 pelo link https://atendimento.b3.com.br/atendimento